Projetos em Andamento / Ongoing Projects

Título: Concentração plasmática de colesterol e a atividade da enzima acetilcolinesterase cerebral: implicações em processos cognitivos e na doença de Alzheimer.

Pesquisador Responsável: Wellinghton de Medeiros Barros.

Orientador: Eduardo Luiz Gasnhar Moreira.

Objetivo Geral: O projeto tem como objetivos principais (i) a caracterização da modulação da atividade catalítica da enzima AChE cerebral pelos níveis de colesterol plasmático, (ii) o estudo dos mecanismos fisiológicos envolvidos nesta modulação, e (iii) avaliação, em modelo pré-clínico, do potencial terapêutico da associação de fármaco hipolipemiante (e.g., atorvastatina) a fármaco inibidor da enzima AChE (e.g., galantamina), visando o aumento da eficácia terapêutica destas drogas no tratamento sintomático da doença de Alzheimer.

Fomento: Chamada MCTIC/CNPq 28/2018 – Faixa A; Processo 424799/2018-9.


Título: Avaliação das atividades ansiolítica, antidepressiva, neuroprotetora e hipolipidêmica de imidazopiridina contendo selênio em modelos animais.

Pesquisadora Responsável: Izolene Côrrea Veloso.

Orientador: Eduardo Luiz Gasnhar Moreira.

Objetivo Geral: Considerando as propriedades farmacológicas dos compostos orgânicos contendo selênio e dos derivados de imidazopiridinas, a combinação de ambas as moléculas poderia ser uma estratégia relevante ao desenvolvimento de fármacos eficientes ao tratamento da síndrome metabólica e comorbidades relacionadas ao sistema nervoso central, como depressão e ansiedade. Assim, o presente estudo tem como hipótese a presença de atividade ansiolítica, antidepressiva, neuroprotetora e hipolipidêmica do 3-selenil-imidazo[1,2-a]piridina.


Título: Avaliação da possível reversão das alterações metabólicas, comportamentais e neuroquímicas induzidas por dieta hiperlipídica em camundongos por meio de substituição da dieta.

Pesquisadora Responsável: Sara Pereira Braga.

Orientador: Eduardo Luiz Gasnhar Moreira.

Objetivo Geral: Determinar se a troca de uma dieta rica em gorduras, após um período de exposição de oito semanas, para uma dieta padrão para roedores, por igual período de tempo, é capaz de reverter às alterações metabólicas, comportamentais e neuroquímicas observadas em camundongos adultos.


Título: Avaliação dos possíveis efeitos protetores do fármaco hipoglicemiante metformina sobre as alterações metabólicas, comportamentais e neuroquímicas induzidos por dieta rica em gordura em camundongos.

Pesquisador Responsável: Eslen Delanogare.

Orientador: Eduardo Luiz Gasnhar Moreira.

Objetivo Geral: Com base na necessidade de um melhor entendimento sobre os fatores responsáveis pela associação das disfunções metabólicas e prejuízos cognitivos e comportamentais, bem como visando o entendimento dos mecanismos subjacentes e o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para essas patologias, o presente trabalho pretende analisar a influência das disfunções metabólicas induzidas por dieta rica em gorduras em camundongos, buscando, especificamente, entender a relação entre a disfunção do metabolismo glicêmico, resistência à insulina e o desenvolvimento de prejuízos cognitivos, por meio de abordagens metabólicas e comportamentais, além de avaliar os efeitos neuroquímicos.